quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Gomide assume em ampla composição partidária


Prefeito da maior cidade comandada pelo PT em Goiás a partir de hoje, Antonio Gomide inicia a gestão com cargos bem divididos entre aliados, mas petistas nos postos-chave. Têm ligação com o partido os secretários de Saúde, Educação, Fazenda e Planejamento (que acumula as duas funções), Comunicação e o chefe de Gabinete.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável ficou na cota do PSB, mas o titular, Clodoveu Pereira, foi filiado ao PT e teve mandato de vereador no partido em 1989. O PC do B, que, junto com o PSC, formou a coligação de Gomide no primeiro turno das eleições, comandará a Diretoria de Ciência e Tecnologia, que deve ser transformada em secretaria.

Técnicos
O prefeito, que toma posse hoje a partir de 10 horas, tem destacado que escolheu nomes técnicos dentro dos quadros partidários, que tenham disposição para trabalho integral, sem projetos para 2010, ligados a Anápolis e, em sua maioria, novatos na administração pública.

Os aliados de Gomide destacam que ele evitou aproveitar nomes das gestões anteriores. Na área de comunicação, porém, foram aproveitados dois ex-auxiliares da gestão de Ernani de Paula, que teve o mandato cassado em 2003: Orisvaldo Pires da Silva e Henrique Morgantini.

Além de PT, PSB e PC do B, o PP teve espaço no primeiro escalão. Embora o partido tenha se mantido neutro no primeiro turno, lideranças pepistas já trabalhavam em prol de Gomide e anunciaram apoio na segunda fase das eleições. O governador Alcides Rodrigues (PP) defendeu publicamente o petista no segundo turno.

O médico Mozart Soares Filho, conhecido na cidade como Mozarico, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ele foi secretário estadual de Indústria e Comércio, secretário Geral de Gestão e presidente da Iquego no governo Marconi Perillo (PSDB), hoje senador.

José Roberto Mazon, que comandará as duas principais pastas da área econômica nos primeiros meses da gestão, é filiado ao PT desde a década de 1980. Ele participou da equipe de transição de Gomide. Mazon foi auxiliar da Secretaria de Finanças no mandato do ex-petista Darci Accorsi (atualmente no PR) em Goiânia (1993- 1996).

O chefe de Gabinete de Gomide será o advogado Céser Donizete Pereira, que presidiu os diretórios estadual e municipal do PT. Hoje ele é vice-presidente do diretório estadual e coordenador do mandato do deputado federal Rubens Otoni, irmão de Gomide.

Outros cinco técnicos atuarão no primeiro escalão da prefeitura. O PSC ganhou cargo de segundo escalão, a diretoria do Procon. Nas diretorias, foram contemplados também partidos menores que ficaram com Gomide no segundo turno, como DEM, PDT e PTB. PT e PC do B também já têm cargos confirmados.

Espaços
O prefeito petista deve anunciar nos próximos dias novos nomes do segundo escalão da administração. O PR, que lançou a candidatura de Marisa Spíndola e apoiou Gomide no segundo turno, terá espaços em diretorias. A própria Marisa deve ter um cargo no segundo escalão.

A diretoria de Meio Ambiente, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano Sustentável, deve ser entregue a Luiz Henrique Fonseca, ex-PR. Fonseca foi diretor na gestão do antecessor de Gomide, Pedro Sahium (sem partido). O petista prometeu durante a campanha eleitoral que transformaria o cargo em secretaria de governo.

Não há previsão ainda de reforma administrativa. O prefeito lançará um plano emergencial de 90 dias, em que vai avaliar o desempenho das pastas e a necessidade de mudanças. Além da possibilidade de criação das secretarias de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, Gomide vai analisar a possibilidade de transformar a Assessoria de Comunicação, ligada à Chefia de Gabinete, em secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário