quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Obras do aeroporto de cargas de Anápolis vão começar em 60 dias

Empreendimento é considerado indispensável para a implantação da plataforma logística multimodal no município

O secretário estadual de Planejamento, Oton Nascimento Júnior, anunciou que, num prazo de aproximadamente 60 dias, serão iniciadas as obras de construção do Aeroporto de Cargas de Anápolis - empreendimento indispensável para a implantação da Plataforma Logística Multimodal, que teve a sua primeira etapa inaugurada há mais de ano, mas que até hoje não tem uma só empresa instalada.

De acordo com o secretário, a obra já foi autorizada pelo governador Alcides Rodrigues e, nos próximos dias, terá o seu edital licitatório publicado. “Tão logo encerre esta etapa burocrática, a construção do aeroporto deve ter o seu início”, previu o secretário, que foi recebido ontem pelo prefeito Antonio Roberto Gomide para falar também sobre o pleito de Anápolis em instalar uma Zona de Processamento de Exportação(ZPE); a construção da estação de transbordo da Ferrovia Norte-Sul junto ao Porto Seco; e sobre a segunda etapa da Plataforma Logística Muldimodal, na qual será instalada um entreposto comercial da Zona Franca de Manaus.

Visita
Durante uma longa reunião a portas fechadas, Oton Nascimento expôs os projetos ao prefeito, lembrando da necessidade de agilizar o processo do aeroporto, considerando que Goiânia e Planaltina (DF) também entraram na disputa para construir aeroportos de carga.

A mesma preocupação foi levantada pelo prefeito Antonio Gomide, que através de seu irmão, o deputado Rubens Otoni (PT), está tentando uma visita do presidente Lula a Anápolis ainda neste primeiro semestre.

Durante a visita, o prefeito estará pleiteando do governo federal uma parceria para a execução da obra, cujo valor vai girar em torno de R$ 90 milhões, podendo chegar a R$ 101 milhões, se incluindo a segunda etapa da Plataforma Logística.

O secretário considera que Anápolis está na frente de seus concorrentes. Segundo ele, os aeroportos de Goiânia e principalmente de Brasília já têm uma movimentação intensa com o transportes de passageiros.

“Além disso, Anápolis tem uma a área disponível e estrategicamente bem localizada; contando também uma infraestrutura praticamente pronta. Sem contar a posição geograficamente privilegiada da cidade”, defendeu o secretário, lembrando que Planaltina, por exemplo, ainda está com tudo por fazer.

Banco do Povo
Antonio Gomide quer também que os empreendimentos econômicos tenham um impacto de desenvolvimento social na cidade. Neste sentido, ele colocou em questão para o secretário Oton Nascimento a descentralização do Banco do Povo.

O prefeito sugeriu uma parceria da prefeitura na gestão do Banco do Povo, que segundo ele, está distante dos micro-empreenderores. “Precisamos levar o banco para os bairros e para isto estamos dispostos a trabalhar juntos”, declarou o prefeito.

A reunião contou também com a presença do engenheiro Josias Gonzaga, consultor comercial da Valec, que anunciou ao prefeito estudos iniciais na área do Porto Seco, onde será construída a estação de transbordo da Ferrovia Norte-Sul. Sobre a ferrovia. O engenheiro da Valec explicou que as obras da ferrovia, que estão em ritmo mais lento durante a estação das chuvas, voltarão à normalidade no mês de abril.

Ele prevê para o final deste ano a conclusão de toda infraestrutura do trecho goiano da ferrovia - de Anápolis até Uruaçu. Atualmente as frentes de serviço em Anápolis se concentram na construção de dois túneis - um que passa sob a Avenida Pedro Ludovico e outro sob o trevo do Daia e a BR-060. De acordo com Josias Gonzaga, os túneis devem ser concluídos até o mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário